Reflexão


                 Aquilo que sou e aquilo que penso ser

   O apóstolo Paulo, quando Saulo, perseguiu muitos cristãos e até mesmo participou no assassinato de Estevão; tudo em nome do zelo que tinha pela Lei.
   Era um estudioso da Lei, crescera aos pés de Gamaliel, um dos mais influentes escriba da época, mas faltava-lhe alguma coisa, tinha o conhecimento intelectual, a letra pura e simples. mas ao encontrar-se com o Senhor no caminho de Damasco, toda a sua vida foi mudada, agora além do conhecimento da Lei, passou a conhecer Aquele que dera inspiração aos escritores da Lei; Aquele que foi, que é e sempre será Senhor de tudo e de todos.
   Paulo, que pensava ser alguma coisa, percebeu que só passou a ser, depois de encontrar-se com o Senhor.
   Busque você também uma experiência com o Senhor e passe a ser um cristão autêntico. 
                                                                Pr. Cassio Cruz


                                                          ENTRE PAIS E FILHOS
“Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino? E disse o anjo do SENHOR a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher guardará ela. De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.” Juízes 13:12-14.
Hoje eu comecei a pensar um pouquinho na vida de Sansão, um homem que tinha tudo para ser um grande exemplo, deixado para nós nas Escrituras, mas infelizmente não foi assim.
Eu o vejo como um filho rebelde e desobediente. Ele certamente cresceu ouvindo de seus pais sobre a sua grande missão e seu modo de vida, o que me parece que ele não dava muita importância; lemos algumas vezes que ele fazia as coisas e não dava a conhecer aos seus pais, talvez por não querer ouvir que isso ou aquilo ele não podia fazer, visto que era nazireu de Deus (Números 6:1-7) e tinha em seu caráter um ponto fraco: era escravo de paixões. Ele se enamorou de uma das filhas dos Filisteus e pede a seus pais que a tomem em casamento para ele; no que seu pai logo protesta: “Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.” (Juízes 14:3). Contrariando a ordem de Deus em Deuteronômio 7:3.
Juízes 14:4 é um versículo que sempre me deixou inquieta: “Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.” Eu dizia em meu coração como poderia aquilo ocorrer visto que se tratava da vida de alguém, porque o Senhor faria isso?! Então pensei: Sansão durante a sua vida fez tudo o que um “nazireu” não poderia fazer o que com certeza entristeceu ao Senhor, e foi justamente ali, naquela falha de caráter de Sansão, a ocasião encontrada por Deus contra os Filisteus.
Voltando para os dias de hoje, nós pais recebemos a tarefa de instruir a criança no caminho, ou seja, ensinar aos filhos sobre a Palavra do Senhor, os valores morais, o temor a Deus; e vemos que muitas das vezes a história se repete com relação aos filhos, visto que eles não costumam dizer aos pais tudo o que fazem temendo ouvir que é errado, que são de Deus, que têm que dar testemunho... O que não pode ser esquecido é que todas as recomendações Bíblicas, aquilo que se pode ou não se pode fazer é somente para que sejam evitados angustias e problemas futuros e é tudo para o nosso próprio bem!
E qual foi o fim de Sansão? Foi subjugado, teve seus olhos arrancados e praticamente virou um palhaço para os filisteus, tendo que brincar diante deles. Contudo o Senhor na sua infinita misericórdia permitiu que Sansão se vingasse dos seus inimigos, mesmo que para isso morresse junto com eles.
A Bíblia nos mostra na vida de várias personagens, aquilo que fizeram de certo, sem, contudo, ocultar os erros que cometeram. Certa vez ouvi que o inteligente aprende com seus erros, mas o sábio aprende com o erro dos outros. Nós que somos pais, também somos filhos, será que temos seguido as orientações do nosso pai celeste?
Sonia Cruz.